Make by Fernanda Mitzakoff
Meninas, desde que conheci a ToP jornalista Fernanda Mitzakoff eu queria ter a participação especial dela no vicknews cmom um post de make.
Vamos aprender o Passo a Passo destes olhos marcantes que só ela tem.
Bora?
“Olá pessoal! Atendendo aos pedidos da amiga “Dona Vick”, cá estou para mostrar pra vocês de maneira bem rapidinha, como fazer um make com olho esfumado, usando tons de preto e marrom. Parece difícil mas não é não! E pra começar, uma dica que pode ajudar muito, facilitar a vida e não ter mi mi mi: Micropore no cantinho externo para demarca bem o esfumado! Pois é parece bobagem e tem gente que não gosta, mas esse artifício pode ajudar e muito quem não tem tanta prática na hora de maquiar. Outro ponto é que se você fizer direitinho, corre o “risco” de muita gente vir te perguntar quem te maquiou, já que a demarcação com o Micropore fica certinha! E você responde, toda cheia de si: “Eu mesma!” Muito orgulho! Hehehe! Vamos lá?
Iguale o tom da pele da pálpebra com um corretivo ou fixador de sombra na cor da sua pele. Usei corretivo Natura Aquarela, cor 10, com pincel pequeno de sombra. Depois dou batidinhas com os dedos, pra não ficar nenhuma marquinha de pincel.
Corte um pedacinho de uns 3 centímetros aproximadamente, de Micropore e coloque de baixo pra cima alinhando com o final da sua sobrancelha. Até por conta disso, é mais fácil você desenhar sua sobrancelha antes de começar a make. Eu uso sombra marrom clara do kit da Contém 1G. Uso o um pincel chanfrado, mais grossinho e chato para preencher e um chanfrando mais fininho para delinear o finalzinho da sobrancelha.
Com um pincel fofo de sombra da The Beauty Box, depositei a sombra Sin da paleta Naked 1, que é tom de pele com brilhinho suave acima da linha dos cílios. Abaixo da sobrancelha apliquei a sombra Virgin da mesma paleta, para iluminar essa região. Não se esqueça de espalhar bem pra não ficar uma linha demarcada, o bonito é mostrar que você iluminou mas não demarcou!
Com o pincel 217 da Mac (amor eterno por esse pincel!) apliquei no côncavo, uma sombra do Duda Molinos na cor Craft, que é tipo um café com leite e sem brilho, para “levantar” um pouco olhar, já que eu acho minhas pálpebras caídas. Se eu não fizer isso sinto que meu olho fica ainda menor e o resultado não é legal. Mas isso é questão de gosto pessoal, em praticamente tooo-das as maquiagens que faço , uso esse truque!
Depois, quase na mesma linha que apliquei a primeira sombra, esfumo (com o mesmo pincel) a sombra marrom Ground Brown da Mac que é um pouquinho mais escura. Na sequencia usando menos sombra no pincel (sim, o mesmo novamente) esfumo outra da Mac, a Embark, é um marrom mais “encorpado” e meio queimado digamos assim.
Por tanto fizemos um “sanduíche de sombras” se assim podemos dizer (roubei essa expressão da Vick Ceridono do Dia de Beauté!) com vários tons de marrons que vão se sobrepondo formando um ‘degrade´’.
Com o pincel lápis da The Beauty Box, aproveitando a linha demarcada com o Micropore, usei a sombra preta do Duda Molinos na cor Galaxy, cheia de brilhinhos, como não molhei o pincel, ela não fica muito pretona e dá fácil pra esfumar. Faça o cantinho puxando a sombra para o côncavo, mas vá só até a metade do côncavo para não ficar muito pesado. Puxe a sombra também para o ‘meio de V deitado’ que se formou, pra preenchê-lo.
Na mesma linha feita com a sombra preta, passei o lápis preto da Toque de Natureza, mas pode ser qualquer outro desde que seja realmente preto, eu gosto bastante desse, do preto da Natura Uma e do preto da Mac. Eles são macios para esfumar depois e duram horrores, apesar de que o da Natura você deve passar já esfumar pois seca muito rápido apesar de bem macio. Passe o lápis abaixo da linha d´água também e só até a metade do olho, mas vá deixando o traço mais fininho no meio da linha, pra não parecer que o traço acabou de uma hora pra outra!
Com o pincel 210 da Mac, faço o delineado usando o Fluidline BlackTrack, da Mac, que é um delineador em ‘gel’. Começo do meio para o final e venho trazendo tracinhos do começo do olho pro final.
Dica 1: se você gosta desse tipo de delineador, lembre-se: todas as vezes em que vocês pegar o produto no potinho, antes de começar delineador os olhos, tampe o potinho. Digo isso pois é muito comum as meninas deixarem ele aberto durante todo o tempo em que estão delineando os olhos. Isso reduz o tempo de duração do produto pois ELE VAI SECANDO!!! E aí um belo dia , você já não consegue usar mais!
Dica 2: Essa eu nem lembro como descobri, até perguntei para uma consultora na própria Mac e ela disse que não tinha jeito… Secou? Secou! Mas é o seguinte: se você perceber que o delineador está ficando muito grosso e meio difícil de passar, coloque UMA, eu disse UMA gota de óleo Johnson e misture com um palito de dente. Se não amoleceu muito , coloque outra gota mas não passe disso, pois ele vai perdendo o poder de fixação e o resultado depois de aplicado é um verdadeiro desastre pois depois de um tempo nos olhos, vai borrar tudo, tipo derreter mesmo! Então, seja comedida e não exagere! Salve seu delineador por mais um tempo e depois compre outro de boa qualidade.
Para “abrir” ainda mais o olhar, usei na linha d´água o lápis para sobrancelha Light Up da Contém 1G, ele tem um tom de rosa bebê beeem clarinho, mas não chega a ser branco, por isso eu prefiro. Dependendo da proposta o branco é perfeito, mas no dia a dia eu uso esse e adoro o resultado.
Com o pincel chanfrado 266 da Mac, aplico sombra marrom por cima do delineado feito com lápis preto abaixo da linha d´água e sigo até bem pertinho do cantinho do olho, mas deixando o traço mais fino, pra não parecer que acabou de repente. A sombra ajuda a fixar o lápis que está por baixo e também ajudar a não “derreter” o lápis pra não borrar.
Pronto! Tá na hora de retirar o Micropore, viu como a linha demarcada fica certinha? Voilá! Rs
Com a ponta dos dedos e dando batidinhas, aplico corretivo liquido da Mac na cor NW 20 e depois bem rente ao esfumado do lápis com sombra, aplico com pincel pra ficar bem certinho.
Para “abrir” ainda mais o olhar, usei na linha d´água o lápis para sobrancelha Light Up da Contém 1G, ele tem um tom de rosa bebê beeem clarinho, mas não chega a ser branco, por isso eu prefiro. Dependendo da proposta o branco é perfeito, mas no dia a dia eu uso esse e adoro o resultado.
Com o pincel chanfrado 266 da Mac, aplico sombra marrom por cima do delineado feito com lápis preto abaixo da linha d´água e sigo até bem pertinho do cantinho do olho, mas deixando o traço mais fino, pra não parecer que acabou de repente. A sombra ajuda a fixar o lápis que está por baixo e também ajudar a não “derreter” o lápis pra não borrar.
Com a ponta dos dedos e dando batidinhas, aplico corretivo liquido da Mac na cor NW 20 depois bem rente ao esfumado do lápis com sombra, aplico com pincel pra ficar bem certinho.
Depois bem rente ao esfumado do lápis com sombra, aplico com pincel pra ficar bem certinho.
Faço o mesmo na pele acima da sobrancelha.
Com pincel bem fofo 224 da Mac, aplico por cima do corretivo, Prep + Prime da Mac. É um pó branquinho, translúcido e sem cor que faz as vezes do pó compacto, mas não marca tanto as linhas de expressão abaixo dos olhos. Mas se você usar, lembre-se de esfumar muiiito bem se não fica com aspecto de “pó de arroz” só nessa área e em fotos e é um verdadeiro terror. Digo isso pois ‘a olho nú’ não dá pra enxergar quando é aplicado, só em fotos e aí o desastre já está feito e registrado. O mesmo vale pra quando ele for utilizado para finalizar a make do rosto todo, tem que esfumar muito bem.
Aplicar o curvex bem berto da raiz do cílios, mas com cuidado pra não “beliscar” a pele. Depois vááááárias camadas de máscara, usei a queridinha Colossal Maybelline, amo! Aplico embaixo também, quem não gosta pode pular essa parte.
Com o pincel pontudinho (não achei o número dele) do Boticário, aplico o iluminador Copacabana da Nars, no cantinho interno do olho, em cima e embaixo. Puro glamur!
Cortei quase ao meio os cílios postiços da Proart Volume Médio, pra não ficar muito pesado, apliquei a cola da marca Duo e deixei secar uns 2 minutos, tá aí o segredo! Como a cola é de contato, você deve esperar um pouquinho para colar os cílios, se não ele não fica direitinho no lugar e não cola direito. E quanto a marca da cola, vá por mim: é a melhor! Já experimentei váááárias marcas e essa não descola com facilidade, é usada por muitos maquiadores e super confiável. Ela é bem mais cara (por volta de R$ 40,00) e tem 2 “cores”: branca, que fica transparente depois de seca, e a preta, que na verdade é cinza, mas fica preta depois que seca. Tenho as duas e não veja muita diferença, o resultado é muito bom nos dois casos.
Coloque a mão de cima pra baixo na hora de colar os cílios e facilite o seu trabalho colocando o espelho abaixo do seu rosto, fica mais fácil assim na hora de “mirar e acertar “.
Aplique mais máscara para “incorporar” os cílios postiços aos seus! Depois que secar se você achar que precisar, passe mais uma camada de delineador por cima dos cílios para deixar tudo uniforme, numa linha só. Se você não quiser cortar os cílios, coloque bem pertinho dos seus para medir e ver se estão no tamanho e formato dos seus olhos e lembre-se na hora de comprar, prefira sempre aquele que tem um fiozinho transparente ligando os fios dos cílios. Os que tem o fiozinho preto, são muito menos maleáveis que os transparentes. Existem marcas boas em lojas de cosméticos e custam por volta de R$15,00
Espero que tenham gostado e lembrem-se: praticar sempre, deixa você mais bonita e suas makes também!
Bijos
Fernanda Mitzakoff
Gostaram meninas??
Até nós, pobres mortais que não temos os traços lindos da Nanda vamos ficar com os olhos lindos…
Bora tentar?
Super obrigada por sua participacao ToP amiga, amei!!!