Campeão do Comida di Buteco 2017 será revelado hoje
Está chegando a hora de conhecer o vencedor do concurso Comida Di Buteco em Ribeirão Preto. De 14 de abril a 7 de maio, o público visitou os 17 bares participantes, degustou e votou no seu petisco preferido e hoje, 29 de maio, será revelado o nome do buteco eleito como o melhor da cidade em 2017.
O concurso deste ano teve os cereais como temática para a criação dos petiscos. O tema criativo, visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos butecos, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos, ingredientes e histórias.
Para chegar ao grande vencedor, foram avaliados os seguintes critérios: petisco, higiene, temperatura da bebida e atendimento. O primeiro correspondia a 70% do peso da nota e os restantes 10% cada um. Além do público, cada boteco também foi avaliado por um corpo de jurados. A apuração dos votos foi feita pelo Instituto Vox Populi.
O proprietário do Bar do Nei, não vê a hora de saber o resultado do concurso. “A expectativa está lá em cima. Muita gente está voltando para comer o nosso petisco, todos elogiando muito, estamos confiantes, a repercussão está sendo muito boa para nós”, explica o Sr. Nei.
A ansiedade está alta também no bar Beringela’s. “Claro que a gente mira o primeiro lugar, o desejo é que a equipe do Beringela’s seja campeã, mas só de participar já é uma vitória”, avalia Patrícia, proprietária do boteco.
No Sindicato Bar, o concurso desse ano vai ficar para a história. “Muito ansiosos para o resultado final. Com nossa proposta vegana, atingimos um público um tanto carente na área gastronômica, e o feedback foi melhor que esperado. Estamos muito felizes, agora é torcer e que vença o melhor”, finaliza o proprietário Danilo.
O Campeão dos Campeões
O campeão de Ribeirão Preto poderá ser eleito também como o melhor do Brasil. Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade participante, para eleger o melhor dos melhores. Cada buteco vai receber três jurados, um da própria cidade e dois de outras cidades. É como se o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo públicos e jurados e eleição do melhor do país validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa.