Dia Mundial da Qualidade é celebrado nesta quinta-feira (14)
No próximo dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Qualidade, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 com o intuito de promover a conscientização sobre a importância da qualidade em diferentes setores empresariais. A data, comemorada sempre na segunda quinta-feira de novembro, destaca como práticas voltadas para a excelência podem transformar empresas, e ao adotar o princípio da melhoria contínua, impactar positivamente a vida de seus colaboradores, consumidores e meio ambiente.
A busca incessante pela qualidade não é apenas um diferencial competitivo, mas também uma estratégia essencial para garantir a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo. Investir em tecnologia, capacitação de profissionais e boas práticas de gestão de processos é uma das formas mais eficazes de atingir esses objetivos. Esse é o caso da Ricosti Cosméticos que, com a implementação de ferramentas para melhorias continuas, vem conquistando resultados positivos. tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente.
Segundo o Engenheiro de Processos Cosméticos da marca, a empresa tem se destacado por adotar soluções inovadoras que garantem a qualidade dos seus produtos. A fabricação de cosméticos veganos, por exemplo, é o pilar da empresa. Os produtos não só são livres de crueldade animal, como também são desenvolvidos com uma criteriosa seleção de matérias primas. A proposta de trazer à composição dos produtos esse cuidado, resulta em fórmulas mais suaves e eficientes, oferecendo um desempenho superior e promovendo benefícios tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente.
“Investir em tecnologia e na capacitação dos profissionais não só melhora a qualidade do produto, mas também reforça nosso compromisso com o bem-estar animal e a sustentabilidade”, destaca Danilo Guimarães, engenheiro responsável.
Além de desenvolver produtos veganos, a empresa também adota práticas sustentáveis em sua produção. A implementação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) é uma das iniciativas que visa garantir que o resíduo gerado pelas atividades da fábrica seja tratado de maneira responsável, sem impactar negativamente o meio ambiente. A empresa também prioriza o uso de materiais recicláveis e apoia a Logística Reversa, através da implantação do selo EuReciclo, que garante a destinação correta dos resíduos de embalagens pós consumo e a promoção da economia circular, o que estabelece o compromisso da marca com a reciclagem.
A Ricosti também apostou na implementação de práticas que visam padronizar os processos, controlar o desempenho e promover melhorias contínuas. Tem sido fundamental para o controle de qualidade, o mapeamento de processos internos e a análise constante do feedback dos clientes.
“Com o investimento na capacitação da nossa equipe e no mapeamento detalhado dos processos internos, conseguimos observar uma melhoria substancial no padrão de qualidade. Além disso, o feedback dos nossos clientes tem sido muito positivo, o que nos motiva a continuar a investir e inovar”, explica Flavia Ricosti, CEO da empresa.
Os resultados das melhorias implementadas são visíveis: um aumento na satisfação dos consumidores, melhoria na qualidade dos produtos e uma evolução constante na performance da empresa. A marca se sente empolgada com os resultados e segue comprometida com a busca pela excelência em todos os aspectos do seu processo produtivo.