Feira Internacional do Livro movimenta economia e gera oportunidades
A 23ª FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), que teve abertura neste dia 1º de agosto e vai até o dia 11, impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 400 atrações distribuídas em 19 espaços, o evento mobiliza um grande número de profissionais, proporcionando trabalho e visibilidade para diversos setores.
Somente na área de montagem, cerca de 160 pessoas são envolvidas, garantindo a infraestrutura necessária para a realização das atividades. A equipe técnica, composta por 30 profissionais, é responsável pela sonorização, iluminação e projeção das apresentações.
“A Feira do Livro tem um significado muito importante, não só de movimentar financeiramente o segmento da cultura e todos os envolvidos, mas também por ser um evento longo, com um volume grande de trabalho e concentração. É sempre bom termos eventos como este, voltados para a cultura e que movimentam o mercado local”, afirma Horácio José da Silveira Pinto, sócio da Nova Digital, empresa responsável pelos sistemas de som e iluminação da FIL.
Além da equipe técnica, mais de 120 pessoas atuam em serviços de apoio, incluindo limpeza, segurança, bombeiros civis e carregadores. A produção extra conta com 15 profissionais e mais de 100 monitores foram contratados para auxiliar na organização do evento.
Expressão artística
Para quem trabalha com arte, a Feira Internacional do Livro representa uma oportunidade valiosa. Mais de 150 artistas, incluindo cantores, atores e contadores de histórias, participam do evento. “Participar da FIL é fazer parte de uma junção de ações com o mesmo objetivo: exaltar a arte da literatura, do encontro, do ensino, do aprendizado, da fruição de sentimentos que pertencem ao ser humano, do se encantar”, avalia Marcela Barbosa, atriz e diretora do G.U.T.E. – Grupo Urutau de Teatro Experimental, que apresentará na feira o espetáculo “As Belas Histórias de Tokitaka” e a intervenção musical “Quem canta com livro encanta”.
A cantora Kamila Andrade, outra artista participante, reforça a importância do evento: “É extremamente importante porque além de gerar renda, traz essa atmosfera cultural para Ribeirão Preto. Desde a contratação de artistas, arte-educadores e toda a gestão que envolve serviços atrelados a isso. É uma troca excelente de arte e valores”. Kamila participa da 23ª FIL com o show “Retinta: Homenagem a Sueli Carneiro” e uma intervenção poética.
Para a contadora de histórias Fernanda Soto, a FIL é um espaço essencial para a geração de renda e troca de experiências. “A feira proporciona espaço de realização, de geração de renda e de trocas tanto com o público como com os outros artistas que compõem a programação”, destaca. “A importância da FIL para nós é de extrema grandeza, em todos os sentidos, seja intelectual, criativo, financeiro, social e não somente durante a feira, mas sim por todo o ano que se estende, por ser uma vitrine de nosso trabalho, que acaba sendo convidado para outras cidades, prefeituras, escolas, eventos, feiras e ações”, completa a atriz Marcela Barbosa.
Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP
Realização
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient
Patrocínio Ouro: Arteris
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan
Instituição Cultural: Sesc
Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.
Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.
Sobre a FIL
A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.