Fundação Dom Pedro II lança livro infanto-juvenil sobre a história do Theatro
Como parte das comemorações dos 85 anos do Theatro Pedro II, Fundação Dom Pedro II lança o livro Pedro II, a história de um homem e de um tHeatro com agá maiúsculo, no dia 8 de outubro.
A obra, escrita por Alexandre Azevedo e ilustrada por Cordeiro de Sá, relata de forma lúdica a história do teatro no Brasil desde a chegada da família real, em 1808, passando pelos principais espetáculos já encenados no país, para contar a história do Theatro Pedro II.
Na narrativa em primeira pessoa, o próprio Dom Pedro II conta a história para um interlocutor oculto, sentado na plateia enquanto aguarda o início de um espetáculo. Dulce Neves, presidente da Fundação, explica que o livro é dirigido ao público infantil e ao juvenil. Ressalta, entretanto, que o enredo é capaz de transportar crianças, jovens e também adultos para uma legítima aula de história do Brasil, contextualizando a importância do Theatro Pedro II para o país.
O projeto foi realizado por meio do Programa de Ação Cultural (Proac) do governo do estado de São Paulo, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Instituto do Livro e Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), com patrocínio das empresas Tereos, Madeiranit e Sasazaki.
Todas as escolas públicas e bibliotecas municipais receberão um exemplar do livro.
Segundo Dulce, grupos de crianças e adolescentes que visitam o Theatro também receberão livros.
Depois do lançamento, o site www.theatropedro2.com.br vai disponibilizar a versão online gratuitamente.