GASTRONOMIA: Restaurante Mabruk, culinária árabe em Ribeirão Preto
Uma tag que há tempos eu não tenho escrito é a de gastronomia.
Sempre tão envolvida com eventos culturais e de moda estou em falta com vocês neste assunto tão importante e que faz parte de nosso dia a dia.
Mas hoje o post é sobre gastronomia e das melhores.
Quero apresentar um lugar maravilhoso que temos aqui em Ribeirão Preto, especializado em culinária árabe.
Com vocês o Restaurante Mabruk, da queridíssima Fida Aude.
Um local super charmoso localizado no Bourlevard.
Fida é decoradora e especialista em culinária árabe.
Ela conta histórias do Líbano, onde nasceu, e de como a família viveu os primeiros anos no Brasil.
É proprietária do restaurante Mabruk, onde oferece autêntica culinária árabe.
E, em meio a receitas de infância, da história da mãe (Haifa), que por mais de 50 anos atuou em alta costura, e da memória do pai, um empreendedor e poeta que faleceu nos primeiros anos de imigração, Fida faz sua própria e interessante história.
A culinária árabe está agregada na cultura brasileira de forma geral há mais de um século, quando os primeiros imigrantes libaneses chegaram ao país. Foi, inclusive, uma das coisas que mais chamou a atenção de Dom Pedro II quando fez uma visita inédita (até então) ao Líbano. O aroma e as cores da cultura árabe encantaram o imperador. Alguns pratos se tornaram tão populares no Brasil que receberam adaptações, como o tabule. A receita original leva muito menos trigo e muito mais cheiro verde. Não tem nada de pepino ou alface, só tomate e tem hortelã, que nem sempre é usado na receita abrasileirada. A adaptação do povo árabe à cultura brasileira foi muito positiva e tranquila no decorrer dos anos.
“No restaurante mantemos um modelo de atendimento que remete à cultura árabe. Nos restaurantes do Líbano, o cliente é servido de todos os pratos disponíveis naquele dia. Então, um grupo chega e são servidas pequenas porções de pastas (homus, babaganuche, coalhada seca etc), quibes, carnes, trigos, muitos legumes crus, como cenoura e rabanete. O modelo privilegia a reunião familiar e de amigos”, nos conta Fida.
“Adaptamos para as necessidades locais. Servimos uma mesa com os pratos, todos elaborados a partir de receitas tradicionais de família. Fazem sucesso aqueles mais comuns na cultura brasileira, como o tabule e os quibes. O chich barak, por exemplo, não é muito popular, mas tem excelente aceitação. E o carro-chefe da culinária árabe é o arroz com berinjela.
O Mabruk surgiu da oportunidade de unirmos duas paixões, a decoração, que é minha profissão, e a culinária árabe. Eu e minha sobrinha Renata Jábali abrimos o restaurante dentro da loja de decoração, acompanhando uma tendência de mercado, que une a forma e o aroma. O restaurante cresceu, amadureceu e não perdeu sua principal característica, que é o enriquecimento das tradições. Nossa mais importante inovação é não perder de vista o sabor e o aroma original dos nossos pratos. Essas características não foram ditadas por mim, mas pela minha avó, Marwa, que ensinou à minha mãe, Haifa, que me ensinou e que agora eu tenho o prazer de compartilhar, difundindo uma característica importante do meu povo de origem.
O mercado gastronômico cresceu nos últimos anos e a especialização dos restaurantes fornece opções importantes para os consumidores. A culinária árabe, por exemplo, é bastante popular no Brasil há vários anos. Restaurantes em todas as regiões da cidade sempre têm um tabule ou uma esfirra para oferecer à clientela. O mérito de manter a receita tradicional e original é possibilitar o encontro dos clientes com o aroma e o sabor diferenciados.
A cozinha árabe é uma possibilidade de reunir pessoas e apreciar sensações. Não é possível comparar com nenhuma outra. Cada uma carrega suas próprias histórias e tradições. Cada prato no Mabruk tem uma história: quando apreciei um prato especial no Líbano, verifiquei que era exatamente o que minha mãe fazia e nos ensinou. Os ingredientes são naturais e ricos em vitaminas, como a lentilha, o espinafre, o grão de bico e a berinjela, por exemplo.
O segredo para o sucesso na gastronomia árabe é o tempero.
São sabores diferenciados e exóticos, para alguns.
Usamos um melaço de romã que é muito saboroso e oferece um sabor especial à pastas e pratos.”
Eu em minhas amigas super aprovamos e super indicamos o Mabruk.
Além da comida ser DELICIOSA, a gente se sente em casa e não quer mais sair de lá.
E você também pode levar o melhor do Mabruk para sua casa, para as suas festas de final de ano.
Faça já a sua encomenda.
Eu, SUPER INDICO!!