#MODA: Haight, Neriage, Another Place, Flavia Aranha e Också são os estreantes da próxima edição do SPFW
Novidades do SPFW: serão cinco os estreantes da edição N47 da semana de moda paulistana, que acontece entre os próximos dias 22 e 27 de abril – Haight, Neriage, Another Place, Flavia Aranha e Också. “Estamos vivendo uma disruptura na moda e essas marcas refletem este momento”, explica Paulo Borges. A temporada, que começa com um desfile de Reinaldo Lourenço no Farol Santander, ocupará novamente o espaço Arca.
Vem da plataforma de Novos Talentos do Veste Rio (projeto da Vogue em parceria com o Ela, do jornal O Globo) duas das estreantes: Haight e Neriage. Fundada em 2017 por Rafaella Caniello, a Neriage aposta em peças poéticas com ricas texturas. “A coleção do SPFW falará sobre movimento através da simbologia da dança e em um sentido de devaneio, que vem da necessidade atual de desligar-se da realidade e valorizar o sonho e a imaginação”, adianta a estilista, que batizou a coleção de Ensaio Sobre Nós. “É uma síntese de tudo o que vivi até hoje e todas as pessoas que passaram por esse processo.”
“Hoje uma marca não precisa ser grande para ser relevante. Existem criadores que vendem apenas online, não possuem lojas físicas ou têm distribuição de atacado – e esses novos formatos dão mais liberdade para a moda”, pontua Paulo. “O SPFW sempre buscou o novo, esteve aberto a esse mundo que estamos vendo, focou em novos protagonismos e ciclos da moda. Ao longo dos últimos dez anos, o evento foi uma plataforma de criatividade e um agente de transformação – e estamos vivendo um novo momento na moda.”
Enquanto a Another Place desenvolve peças completamente sem gênero, com modelagens capazes de vestir qualquer tipo de corpo, Flavia Aranha é nome chave da sustentabilidade no Brasil. “Flavia cria uma moda autêntica e conectada com o futuro. Há tempos gostaríamos de tê-la no line-up e esperamos até ela sentir que era o momento certo”, diz Paulo. Já a Också, comandada pelo gaúcho Igor Bastos e cuja sede fica em Barcelona, também questiona gêneros em suas criações casuais e confortáveis.
O projeto Estufa (que acontece com o patrocínio do Santander) também segue como um dos protagonistas do SPFW – e, nesta temporada, contará com a estreia de uma marca vinda da plataforma Top Five (desfile coletivo realizado em parceria com o Sebrae, que reúne jovens grifes de diversas partes do país), a LED.
Fonte: vogue por