SPFW N52
Intitulada Regeneração, a edição N52 da São Paulo Fashion Week acontece nos dias 16 a 20 de novembro de 2021, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
No formato phygital, esta é a primeira vez em dois anos que o evento traz desfiles presenciais, bem como desfiles virtuais, que foram a norma por causa da pandemia de COVID-19
Dá pra dizer que as expectativas estavam bem altas e a ansiedade de voltar pra perto das passarelas também. E o resultado foi positivamente surpreendente! Novos formatos, mais diversidade, parcerias inusitadas, inovação, inclusão e tecnologia foram algumas das apostas. A programação contou com 47 desfiles ao todo, sendo 23 digitais, transmitidos pelas redes do SPFW.
Oito marcas estrearam nas passarelas do evento: Bispo dos Anjos, Bold Strap, Corcel, Depedro, Fauve, Mnisis, Baska e Von Trapp.
A edição também foi fortemente marcada pela diversidade. Isso se deve a iniciativa do coletivo Pretos na Moda que assinou um tratado moral com os organizadores do evento, estabelendo que 50% dos modelos devem ser negros, indígenas ou asiáticos, visando à equidade étnico-racial na maior semana de moda do País. Em caso de descumprimento do acordo, as marcas podem ser suspensas dos desfiles. Esta é a primeira edição presencial após o acordo.
Dia 1
P. Andrade
Abrindo os trabalhos da edição de número 52 do São Paulo Fashion Week, estava a nova grife de Pedro Andrade, a P. Andrade, assinada ao lado de sua esposa, Paula Kim (Lapô), estreou nas passarelas do SPFW diretamente da Pinacoteca de São Paulo. A coleção trouxe o Brasil e a sua arte como principal referência, trazendo tecidos de fibras recicladas e biodegradáveis para o desfile.
Dia 2
Cria Costura
Inaugurando as passarelas do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, estava o projeto Cria Costura, fruto da colaboração entre a Prefeitura de São Paulo e o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod). A iniciativa visa impulsionar o trabalho de mulheres vindas das periferias da cidade de São Paulo, que costuraram e desfilaram suas criações no evento.
Ronaldo Fraga
O mineiro Ronaldo Fraga celebrou em sua coleção, apresentada digitalmente, a indústria da moda, sua história, as milhares de mãos que a constroem, e os efeitos de afeto e até sociais e culturais que ela promove na sociedade.
A La Garçonne
O desfile da marca de Fábio Souza, que tem Alexandre Herchcovitch como estilista, trouxe em sua coleção camisetas e moletons que reproduziam cenas de filmes de terror como o clássico “O Exorcista”, as referências de cultura pop foram traduzidas em golas redondas, saias curtas e acessórios ousados, tudo em atmosfera dos anos 60 e 70.
Torinno
A Torinno, grife que tem direção criativa de Luis Fiod trouxe a sua primeira coleção feminina, intitulada “Noites de Verão”, cheia de frescor, cores luminosas e estrelas na passarela: como a atriz Alinne Moraes, e a top Lais Ribeiro, que fechou a apresentação.
SPFW N’ GAME
Alexandre Herchcovitch e o stylist Daniel Ueda fizeram história ao desenvolver 20 looks do jogo Free Fire para o primeiro desfile de skins do mundo. A coleção, que teve Isabeli Fontana abrindo a apresentação, apresentou uma combinação colorida entre o futurismo e o streetwear, tudo isso com muitos truques de styling e sobreposições dinâmicas.
Lilly Sarti
As irmãs Lilly e Renata Sarti comemoraram os 15 anos da marca com uma coleção feita sob medida para celebrar, com muitos vestidos, brilhos e saltos de plataforma, tudo com referências aos anos 70 que foram unidas com estampas inspiradas em desenhos rupestres. A apresentação também trouxe Monica Martinelli, Maju Trindade, Thai entre outras personalidades para a passarela.
Anacê
A grife de Ana Clara Watanabe e Cecília Gromann apresentou digitalmente a coleção “Uma Noite e Meia”, que apostou em tons vibrantes nas estampas geométricas, inspiradas na psicodelia, com peças assimétricas elegantes e sensuais.
Aluf
A coleção, assinada por Ana Luisa Fernandes, olha agora para o lado de fora, buscando liberdade e serenidade. Sentimentos que refletem nas peças delicadas, fluidas e minimalistas, que levam em sua estampa flores desenhadas em nanquim por Fernandes.
Mnissis
O mundo surrealista toma conta da coleção da Mnissis, apresentada digitalmente e que trouxe peças modernas com sobreposições e manipulação de tecidos, tudo feito em cores vibrantes e quentes.
Modem
Introduzindo oficialmente sua coleção masculina, a Modem optou por peças minimalistas de alfaiataria como sobretudos e conjuntos decotados.
Dia 3
Sankofa: Meninos Rei
Com os atores Ícaro Silva e A Maia, a influenciadora Thais Carla entre outros nomes, a Meninos Rei, marca assinada pelos irmãos Céu e Júnior Rochas, celebrou a importância da coletividade através de estampas dinâmicas e coloridas, inclusive com tecidos vindos de países africanos. Tudo isso agradecendo as pombagiras, os trancas ruas entre outras entidades que fazem parte da história e crença do duo.
Sankofa: Ateliê Mão de Mãe
A etiqueta de Vinicius Santana e Patrik Fortuna, que nasceu no início da pandemia como uma forma de sustento para profissionais do crochê, trouxe os mistérios do mar para a passarela. O nome da marca não é por acaso, tendo 10 artesãs responsáveis pelo trabalho manual da marca, inclusive Luciane, mãe de Vinícius.
João Pimenta
Com o propósito de que o armário de seus clientes não seja nada tedioso agora que retornamos para a rua, João Pimenta traz modelagens impecáveis não só em peças propriamente masculinas, trazendo itens agênero como saias godês e vestidos. O destaque da coleção também vai para Almanegrot, drag queen que assina o styling e beleza da apresentação.
Bold Strap
Corpos diversos e peças agênero são destaques da coleção de estreia da grife de Peu Andrade no SPFW, que com referências fetichistas traz peças de lingerie e couro sem medo de ser livre e autêntico.
Von Trapp
Em uma produção audiovisual para lá de psicodélica feita para a apresentação virtual da coleção, Marcelo Von Trapp trouxe peças românticas influenciadas pela fauna e a flora, como apresentadas nos detalhes feitos em plissagem e bordados.
Ellus
Sob o comando de Karen Fuke e Muriel Mingossi, com direção criativa de Adriana Bozon, a Ellus trouxe o sportwear e peças clássicas e básicas em uma prévia da coleção que será apresentada em 2022, ano em que a marca celebra 50 anos de história.
Weider Silveiro
Em sua segunda passagem no São Paulo Fashion Week, Weider Silveiro relembra sua juventude no Piauí como um grande fã do gênero grunge, trazendo xadrezes e flanelas típicos dos anos 90, que encontrou na coleção a elegância e estrutura típica da marca.
Walério Araújo
Celebrando os 30 anos de marca, Walério Araújo se inspira na coluna de Erika Palomino, “Noite Ilustrada”, publicada entre os anos de 1992 e 2005 na Folha de S. Paulo, e que trazia os principais personagens da noite paulistana para as páginas da publicação. Em uma coleção repleta de brilhos, pérolas e tons noturnos, a etiqueta também trouxe peças de upcycling da coleção pessoal do estilista. Na passarela, nomes como a drag queen Bianca Dellafancy e o ator Luciano Szafir, que desfilou com sua bolsa de colostomia à mostra, fizeram a apresentação ainda mais especial.
Dia 4
Ponto Firme
O dia começou cedo e de maneira emocionante com a Ponto Firme, iniciativa e marca idealizada por Gustavo Silvestre, que traz como artesãos egressos prisionais. Ao apresentar a coleção “Bando”, marcada por peças (e até boné!) de crochê em tons quentes, o grupo também celebrou uma nova fase da Ponto Firme, que agora se torna uma escola de costura.
Fernanda Yamamoto
O desfile-manifesto de Fernanda Yamamoto, que aconteceu no Centro Cultural de São Paulo, apresentou a colaboração entre a etiqueta e a Comunidade Yuba, formada por descendentes de imigrantes japoneses. Com quimonos originais do grupo, e outros estilizados pela equipe FY, tudo feito em cetim e em tons vibrantes, a apresentação também abriu a exposição sobre a parceria, aberta agora ao público no CCSP.
Sankofa: Santa Resistência
As mulheres de São Félix, município localizado na Bahia, são o tema da coleção assinada pela diretora criativa Mônica Sampaio, que trouxe longos vestidos coloridos, estampas que remetiam ao cenário típico do Nordeste, e detalhes como búzios, simbolizando proteção e as crenças das nativas.
Sankofa: Naya Violeta
O afrofuturismo e a ancestralidade andaram de mãos dadas no desfile da estilista goiana Naya Violeta, que trouxe estampas com palavras-chave da coleção e até de animais, criadas pelos Irmãos Credo, além de itens com cores vibrantes trazidos ao lado de acessórios dourados e até chapéus de cowboy, apresentando uma coleção divertida e dinâmica.
Misci
Com Sasha Meneghel abrindo e fechando o desfile, a grife de Airon Martin levou o São Paulo Fashion Week para os botecos e lanchonetes ao apresentar uma coleção cheia de conjuntos e vestidos de alfaiataria recortada que variaram de comprimento entre o midi e peças (bem!) curtas. Vale destacar dois tecidos tipicamente brasileiros que brilharam na coleção: o patchwork e o fuxico.
Neriage
A fluidez, minimalismo e a sofistificação marcaram a alfaiataria do desfile da grife de Rafaella Caniello, inspirado pelo renascimento e o contínuo aprendizado de tudo, processo enfrentado pela estilista nos últimos anos. O resultado encantou o Pavilhão que testemunhou um dos melhores desfiles da edição de número 52 do SPFW.
Handred
A grife de André Namitala, trouxe a passarela um mini documentário sobre o artista recifense Francisco Brennand, o qual inspirou a coleção apresentada na noite de sexta-feira (19). Com a apresentação ao vivo de Lia de Itamaracá, o branco dominou a passarela em peças fluidas e confortáveis de rendas e linho.
Dia 5
Esfer
A Esfer, primeira grife de joias a desfilar no São Paulo Fashion Week, levou os convidados para um ambiente futurístico no qual apresentou acessórios imponentes e elegantes assinados por João Viegas.
Sankofa: Silvério
O estilista Rafael Silvério se debruçou nas múltiplas interpretações culturais do perdão na coleção apresentada no último dia de SPFW. Com tons escuros e referências dos anos 90, a grife também levou o ator Ícaro Silva e o cantor Vitão para a passarela.
Sankofa: Az Marias
A intelectual brasileira Lélia Gonzalez foi a inspiração para a coleção assinada por Cíntia Maria. Com os anos 70 sendo uma referência nítida nas peças de tricô, macramê e crochê, que se assemelhavam com os figurinos da própria Lélia.
Sankofa: Mile Lab
Uma dos desfiles mais inesquecíveis da história do SPFW aconteceu na apresentação da estilista Milena Nascimento. Trazendo o funk como forma de comunicação e protesto ao mercado da música e ao próprio SPFW, por seu histórico branco, heteronormativo e que nunca investiu em marcas e corpos periféricos. Na coleção, marcada por passinhos e uma imponência que arrancou gritos do público, os modelos utilizavam peças de streetwear na paleta branca e preta, andando acompanhados de óculos espelhados e pipas.
Angela Brito
A estilista Angela Brito compartilhou com o público memórias que reviveu ao retornar para Cabo Verde, seu país de origem. A coleção trouxe imagens estampadas de sua família estampadas nas peças remetentes a uniformes escolares e peças infantis, mas de maneira sofisticada, nostálgica e emocionante.
Apartamento 03
Com Camilla de Lucas fazendo sua estreia nas passarelas, a Apartamento 03 trouxe a cura e a esperança para a passarela através de peças de alfaiataria com franjas e vestidos plissados, tudo isso em tons vibrantes que contrastam com os fantásticos acessórios feitos por plantas.
Isaac Silva
O último desfile no Pavilhão das Culturas Brasileiras não poderia ter acabado mais em festa. Isaac Silva celebra suas origens e seus personagens em um desfile bem humorado e solar, com itens de praia como maiôs e saídas de banho sendo apresentadas na passarela. A coleção também é fruto de sua segunda coleção com a Havaianas.
Dia 6
Lenny Niemeyer
Encerrando oficialmente o SPFWN52 estava Lenny Niemeyer, que celebrou seus 20 anos de grife em uma apresentação emocionante no Caminho Niemeyer, em Niterói. Ao lado do stylist Daniel Ueda, a etiqueta trouxe um beachwear com características clássicas da marca, que agora olha para a sua história em peças e estampas futuristas.