#AgendeRibeirão: Programação completa da 17ª Feira Nacional do Livro
Na manhã de ontem, 05/06, mais de mil estudantes se encontraram com Ignácio de Loyola Brandão no Theatro Pedro II
Com plateia lotada e muita emoção para quem veio, o primeiro encontro do projeto Combinando Palavras provou que a literatura tem o poder de transformar as pessoas. A atividade aconteceu nesta segunda-feira (5), a partir das 8h30, durante a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
Com nomes como Miriam Leitão, Lira Neto, Marina Colasanti, Antonio Prata e Michel Laub no encontro com escritores que acontecerá no Audiótiro Meira Júnior, a 17ª Feira Nacional do Livro contará também na programação musical com Arnaldo Antunes, que se apresentará dia 11 de Junho às 18h30, no Teatro Pedro II, e Chico César, se apresenta dia 04 de Junho às 20h30 também no Teatro Pedro II.
Confiram programação permanente da feira:
- Convite à Leitura: Conheça a Praça do Leitor
Montada na Praça XV de Novembro. Com ambientação própria para a prática da leitura, bem como estrutura para descanso e diversão, o local abriga atividades para todas as idades. A praça também mostra o resultado da parceria entre a Fundação do Livro e Leitura e o Projeto Conviver, que possibilita a atuação de jovens artistas e mediadores no espaço, com intervenções inusitadas de poesia, arte e música. Esta ação é coordenada por Elieser Pereira, com integrantes do Projeto Conviver como Gabriel Pessoa, Marcelo Miranda (poeta-Mc) e Tiago Ramos (Bboy e Mc). Acontece também na praça o projeto cultural Livro Livre, realizado pela Fundação em praças da cidade durante o ano todo. A edição de junho acontece durante a feira, com agenda cultural e a tradicional campanha de doação de livros.
- Contação de Histórias de Ricardo Azevedo (Parceria com Sesc)
4 de Junho (domingo) | às 11h
5 a 9 de Junho (segunda a sexta) | 10h e 15h30
Local: Tenda Sesc
Com Poliana Savegnago, Fernanda Soto, João Paulo Honorato Fernandes
Contação de histórias através de obras do autor Ricardo Azevedo. Poliana Savegnago e Fernanda Soto são atrizes e contadoras de história, integrantes do Grupo Engasga Gato e João Paulo Honorato Fernandes é ator e contador de histórias, integrante da Cia. Teatral Boccaccione.
- Intervenções Urbanas:
– Bala_vras – Daniel Viana
4 a 6 de Junho (domingo a terça) | 14h
Local: Praça do Leitor
A proposta é realizar uma troca poética de forma inusitada e descontraída. Do encontro entre o escritor, dramaturgo e ator, Daniel Viana e o público, o tema é tirado da imaginação ou de um baleiro giratório repleto de balas e palavras. O resultado da conversa é datilografado em papéis coloridos que o público leva para casa.– Ateliê Nômade
4, 10 e 11 de Junho (sábado e domingos) | 14h às 18h
Local: Praça do Leitor
Impressão com Tipos Móveis de Madeira. Utilização de dois alfabetos gravados em madeira, com cores diferentes, para construir versos, frases e até figuras com as letras em tecido, de forma manual, letra a letra.- Gabinete de Habilidades e Curiosidades (Parceria com Sesc)
4 a 10 de junho (domingo a sábado) | 10h às 18h
11 de junho (domingo) | 10h às 16h
Local: Theatro Pedro II – Esplanada
Inspirado pelos traveling shows, antigos carros itinerantes que iam de
cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e
curiosidades, o Gabinete das Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação em artes visuais, cinema e literatura.- Caos Poéticos (Parceria com Sesc) – Maria Clara S. Pontoglio
5 a 9 de Junho (segunda a sexta) | 11h
Local: Praça Carlos Gomes
Neste jogo de integração, crianças e pais (ou adultos responsáveis pelas crianças) irão juntos à caça de versos de poesias brasileiras pela praça.- Jogos Cortazianos – Grupo Matula (Parceria com Sesc)
7 a 9 de Junho (quarta a sexta) | 16h
Local: Praça do Leitor
Por meio de composições poéticas inspiradas na obra do escritor Julio Cortázar, quatro jogadores exploram espaços urbanos movimentados, buscando a ressignificação do cotidiano e da cidade. Elementos inesperados convocam a atenção dos passantes para
o mundo das pequenas coisas, sobrepondo realidades entre o fantástico e o insignificante.– Polaroide Poética (Parceria com Sesc)
10 e 11 de Junho | 14h
Local: Praça Carlos Gomes
Palavras extraídas de trechos de obras de poetas ficam espalhadas sobre uma mesa e podem ser fixadas em quadros metálicos na forma de ímãs, permitindo o toque real na poesia, nas palavras.
De forma singular, o público é convidado a dar novos sentidos às palavras e aos fatos cotidianos e eternizar o momento através da fotografia. - Cine Magia (Parceria com Sesc)
Local: Theatro Pedro II – Esplanada
Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos
- Palavra + Imagem (Parceria com Sesc)
Local: Theatro Pedro II – Esplanada
Acervo de livros ilustrados será oferecido por duplas de mediadores
de leituras individuais e compartilhadas. Mediadoras: Aline Botelho,
bibliotecária, contadora de histórias e mestranda em Mediação Cultural pelo programa de pós-graduação em Ciência da Informação/Unesp e Monalisa Machado, atriz e contadora de história.
- Artes Visuais e Tecnologias: Desenho-poesia (Parceria com Sesc)
4 a 10 de junho, domingo a sábado | 14h às 18h – 11/06 | 14h às 16h
Local: Theatro Pedro II – Esplanada
A partir de poesias, Keytielle Mendonça, artista visual, tatuadora e ilustradora ensinará técnicas de expressão que permitam ao público capturar a essência das poesias através do desenho.
- Origami (Parceria com Sesc)
Local: Theatro Pedro II – Esplanada
Débora Codognato é mestranda em Física Médica (USP/RP) e
uma apaixonada pela arte do origami. Venha aprender essa
arte oriental da dobradura de papel e transformar a folha plana
em objetos tridimensionais.
- Crochê Mania (Parceria com Sesc)
Local: Theatro Pedro II – Esplanada
Marisa Duarte é dessas artesãs que transformam pontos diversos em tapetes, toalhas, colchas, roupas e outros acessórios. A ideia da oficina é tirar pequenas dúvidas sobre técnicas de crochê para as pessoas que já conhecem um pouco do assunto e iniciar
pessoas que queiram aprender os pontos básicos do crochê.
- Arte com papéis
4 a 10 de junho (domingo a sábado) | 10h às 18h
11 de junho (domingo) | 10h às 16h
Local: Theatro Pedro II – Esplanada
Reutilizando e ressignificando papeis que seriam descartados: revistas, jornais, anúncios, a artesã Célia Maria ensinará o público a criar variados objetos que podem servir de enfeite, presente ou brincadeiras.
- Espetáculo de Teatro (Parceria com Sesc): Um Homem no Sótão – Com Cia Balaco do Bacco
5 a 9 de Junho (segunda a sexta) | 8h30 e 14h15
Local: Tenda SESC
Heitor, um autor de contos infantis está em apuros: personagens de sua imaginação invadiram, furiosos, sua vida, exigindo mudanças em suas histórias. Que sufoco! Isso vai deixar sua vida de ponta-cabeça, ou melhor, de trás para frente.
- Teatro – Domingo é Dia de Teatro:
Horário: 17h
Local: Shopping Iguatemi
04/06 |“O sótão encantado” (baseado no livro: “Um Homem no sótão”, de Ricardo Azevedo) – Um velho escritor no sótão resolve escrever uma nova história. Desta vez, trocando os personagens maus por bons e vice-versa. Ao adormecer, os personagens ganham vida e criam a maior confusão.11/06 | “A fada azul e o reino mágico do saber” – No mundo encantado
das fadas existe um reino mágico do saber. Lá, todos os conhecimentos do planeta Terra e os mundos mágicos se reúnem. A grande guardiã, a fada azul, guarda a chave encantada do reino que está ameaçado pelo poderoso e malvado, Ogroé, que planeja um grande roubo desta chave. O objetivo é acabar com o reino mágico, destruindo toda sabedoria do planeta Terra e dos mundos mágicos. Será que ele vai conseguir roubar esta chave?12) Palestras do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e Drogas de Ribeirão Preto)cal: todas as atividades do Comad acontecerão no Auditório do Sincovarp
Atenção: atividade pré-agendada para alunos da rede pública.
5 de Junho
9h | Roda de Conversa: “Prevenção, combate e conscientização sobre o uso de drogas e substâncias ilícitas” – Dário Teófilo Schezzi
14h | Palestra: “Amor Exigente” – Luís Antônio Damasceno
06 de Junho
9h | Palestra: “Se droga fosse bom, não chamaria droga” – Samuel
Ferreira
14h | Palestra: “Conversando sobre Drogas” – Fabiano Duarte de Souza
07 de Junho
9h | Palestra: “Um dia de sobriedade” – Nilton de Carvalho
14h | Roda de Conversa: “O que você sabe sobre drogas” – Caroline F.C. Leone Lima
08 de Junho
9h | Palestras: “Adolescência e Drogas” – Camila Andrade
14h | Palestra: “Drogas de Ribeirão Preto sobre Um dia de
Sobriedade” – Nilton Carvalho
09 de Junho
9h | Palestra: “Suporte Familiar em Álcool e outras Drogas” –
Marcella Ayer Abdala
14h | Palestra: “Adolescência e Drogas” – Camila Andrade
- Projeto Herança Cultural:
4 a 11 de Junho
Local: Praça Carlos Gomes
Se você quiser saber mais sobre a história e curiosidades do Quarteirão Paulista e das praças XV de Novembro e Carlos Gomes, procure, espalhados pelos espaços, os alunos e ex-alunos do curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá. Eles estão uniformizados e prontos para fazer uma visita guiada pela feira e partilhar vivências históricas.
- Livraria Cultura – Shopping Iguatemi
Obras selecionadas
4 a 11 de junho
A Livraria Cultura, localizada no Shopping Iguatemi, promove em sua loja um espaço especial dedicado aos autores homenageados pela feira neste ano. O espaço conta com uma seleção das principais obras dos autores.
- Participação Etec – Escola Técnica José Martimiano:
4 a 11 de Junho
Local: Praça Carlos Gomes
Conhecida popularmente como Industrial, a Escola Técnica José Martimiano fica localizada no bairro Campos Elíseos, em
Ribeirão Preto. Fundada em 1927, passou a ser mantida pelo governo do Estado, através do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a partir de 1994.
Durante a Feira do Livro, com a participação de seus alunos e professores, a Etec vai fornecer informações sobre seus cursos e atividades e prestar serviços gratuitos ao público, tais como preparação de currículo, informações nutricionais, aferição de pressão, orientações sobre direitos do consumidor, entre outros.
- Pesquisa Acirp:
5 a 9 de Junho (segunda a sexta) | 9h30 às 16h
Local: em diferentes espaços da Feira
A Pesquisa de Demanda, realizada pela Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), tem como objetivo traçar o perfil do visitante, além de avaliar a percepção geral do público sobre
o evento. Os resultados serão utilizados para que, nas próximas edições, seja possível adequar ainda mais a estrutura e as atrações à demanda atendida pela feira. Serão entrevistados em torno de 450 a
500 pessoas.
- Rádio Unaerp
4 a 11 de Junho | 8h às 20h
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
A Rádio Unaerp vai transmitir ao vivo do estúdio montado em frente
ao Theatro Pedro II e será a responsável por gerar a programação de
som ambiente da Feira do Livro. A programação de notícias é feita por
alunos do curso de Jornalismo, sob coordenação professor Geraldo
José Santiago. A rádio pode ser ouvida no site ttp://jornalismounaerp.
com.br ou pelo celular, com o aplicativo Rádio Unaerp, que pode ser
baixado gratuitamente. Os jornalistas da TV Unaerp e também os alunos do curso de Jornalismo gravarão boletins informativos
durante o evento. As produções terão a orientação da professora Flávia Martelli e serão veiculadas pelo canal 10 da NET integrado o Canal Universitário de Ribeirão Preto e também nas redes sociais vinculas à TV Unaerp.
- Venda de livros (Funpec)
4 a 11 de Junho | 8h às 20h
Local: Centro Cultural Palace – Salão de Mármore
Espaço conhecido como estande dos autores de Ribeirão Preto e região será utilizado para venda de livros e sessões de autógrafos. A
Funpec (Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto) é uma organização sem fins lucrativos que tem como principais objetivos
apoiar e promover o desenvolvimento de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. Conta com diversos projetos científicos, revistas internacionais e uma editora.
- Jogo “Cidadão Sustentável”
3 e 10 de Junho (sábados) | manhã e tarde
4 de Junho (domingo) | manhã e tarde
6 de Junho (terça-feira) | manhã
9 de Junho (sexta-feira) | tarde
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
Neste jogo, o participante é estimulado a responder questões sobre sua conduta em relação às questões ambientais e de cidadania. O objetivo é chamar a atenção das pessoas, de todas as idades, para a
sua responsabilidade de cuidar do ambiente natural, da cidade e de seus cidadãos. Realização: curso de Arquitetura e Urbanismo / Unaerp. Coordenação: Profa. Ruth C. Montanheiro Paolino
- Visitação
10 de Junho
Local: Palacete 1922 – R. Álvares Cabral, 716 (esquina com Florêncio de Abreu)
O Palacete 1922 estará aberto à visitação durante o sábado (10/6). No local, professores e alunos do Centro Universitário Moura Lacerda prestarão informações sobre o projeto de restauração do casarão e a história deste patrimônio arquitetônico da cidade.
- Exposição fotográfica – Moura Lacerda
“Gabinetes de Leitura Portugueses”
4 a 11 de Junho | 8h às 20h
Local: Centro Cultural Palace – Galeria 1º andar
Os Gabinetes Portugueses de Leitura no Brasil representaram a fundação da modernidade portuguesa em terras brasileiras – referenciais urbanos conformados às aspirações sociais
da época, expressos nos novos centros de convívio, cultura e lazer. A exposição fotográfica ilustra o forte espírito nacionalista
do estilo Neomanuelino (séc.XIX) em Portugal e, que para o Brasil foi transposto no panorama Republicano brasileiro, para reforçar o sentimento identitário da comunidade lusitana. Sua afirmação na arquitetura brasileira está não só nos edifícios dos Gabinetes Portugueses de Leitura, como também, na arquitetura civil e religiosa.
Fotografias de Maria de Fatima Mattos (Professora do Centro Universitário Moura Lacerda)
- Exposição Alarp
“Conhecimento e Liberdade”
4 a 11 de Junho – 8h às 20h
Local: Centro Cultural Palace – Salão Verde
A Alarp (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto) apresenta a exposição “Conhecimento e Liberdade”, que reúne cerca de 30 nomes, entre escritores e artistas plásticos, revelando os talentos
da cidade. São obras artísticas e também literárias, pensadas especialmente para a Feira do Livro. Entre os expositores
estão: Marina Bragueto, Thirso Cruz, Shozo Mishima, Norma
Cruz, Lene Baldochi, Neli Cyrine de Melo e Cléo Reis.
- Sessões de Contação de Histórias de Ricardo Azevedo
5 a 9 de Junho (segunda a sexta-feira) | 8h30 | 10h | 14h15 | 15h30
Local: Teatro Marista
De forma lúdica e criativa, cinco atrizes e contadoras de histórias se revezam para contar algumas das histórias mais marcantes de Ricardo Azevedo, autor infantojuvenil homenageado pela 17ª Feira do Livro.“Causos do Zé Valente ou aprendendo
a cozinhar com Utopim”
História “A festa do Zé Valente e “Zé Valente e a bruxa Espelunca” do livro: “Vou-me embora desta terra, é mentira eu não vou não”.
Autor: Ricardo Azevedo / Contadora Gracyela Gitirana“Contos e Lendas de um Vale Encantado”
Histórias: “Sopa de malandro”, “A onça”, “A tartaruga e o jacaré”,” Brincadeiras com trava línguas”, “A serpente encantada do rio Paraíba”
Autor: Ricardo Azevedo / Contadora Tânia Alonso“Tinga Salá Ó Menga: O mundo é bonito e perigoso”
Histórias: “Pedro, João e José” e uma surpresa entre “Contos de enganar a morte” ou “Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões”
Autor: Ricardo Azevedo / Contadora Renata Martelli“Se eu fosse aquilo”
Histórias: “Lição de Biologia”, “O cachorro, o burro, o porco, a galinha e o bode” e “Coco verde e melancia”
Autor: Ricardo Azevedo / Contadora Míriam Fontana“O Pum Nosso de Cada Dia”
História: “O sábio ao contrário – A História do Homem que estudava puns”
Autor: Ricardo Azevedo / Contadora Tina Oliveira
- Responsabilidade e Sustentabilidade
Reciclabytes – Coleta e Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos
O container da Reciclabytes ficará na Feira do Livro para o descarte correto de resíduos eletrônicos como: telefones, dvd, videocassete, controle remoto, televisores, fios e cabos, conectores, computadores, monitores, fontes de energia e pilhas, entre outros. Após a coleta, estes materiais passam por um processo para serem reinseridos na cadeia produtiva.
Coleta Seletiva de Lixo: A Feira do Livro contará com latões de lixo identificados e equipe de limpeza especializada para coletar e separar todo material. Ao final do evento, todos os itens arrecadados serão destinados à empresa que faz reciclagem dos resíduos.
Inventário de emissões de gases de efeito estufa: Em parceria com a Atlantica Simbios, a Feira do Livro de Ribeirão Preto realiza desde 2013 o relatório “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa”, também denominada como ‘Pegada de Carbono’. São mensuradas todas as atividades geradoras de emissões de gases de efeito estufa envolvidas na organização, montagem e visitação do evento.
A “pegada de carbono” (carbonfootprint) mede o total das emissões de gases de efeito estufa geradas ou causadas direta e indiretamente por um indivíduo, organização, evento ou produto. Após o término
do evento será feita a devida compensação.
Lembretes: Senha:
Para participar das atividades da Feira do Livro realizadas no Theatro Pedro II e Tenda Sesc (localizada na Praça Carlos Gomes) é preciso retirar senha com uma hora de antecedência. A distribuição das senhas será feita no balcão da Central de Informações (Esplanada do Theatro Pedro II). Nos demais locais, a entrada será por ordem de chegada, de acordo com a capacidade do espaço. Todos os eventos são gratuitos.
Agende a participação de sua escola na Feira do Livro pelo telefone (16) 3977 9117