W1 PILATES : Os benefícios do Pilates no tratamento da Fibromialgia
O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica.
A sensação é como se tivesse dor no corpo todo.
Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações.
Os pacientes relatam que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem sintomas como fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos.
Não existe causa definida sobre a Fibromialgia, no entanto, vincula – se com a regulação de determinadas substancias no SNC(Sistema Nervoso Central) – serotonina e noradrenalina.
Um dos pontos principais para o tratamento da Fibromialgia consiste na prática de atividade física, a qual o PILATES é o mais indicado por possuir características que reduzem os sintomas de forma mais específica.
A realização de alongamentos e fortalecimento muscular reduz o nível de dor, diminui encurtamento muscular e assim
ganhamos maior flexibilidade. O que é fundamental para a pessoa com fibromialgia.
Outro ponto importante que encontramos na aula de PILATES é um ambiente relaxante, adicionados à técnica da respiração, movimento fluido e centralizado que beneficiará o aluno e diminuirá suas tensões musculares do dia-a-dia. E ao término de uma aula de PILATES, o indivíduo se sentirá renovado, com uma sensação de bem-estar, e ainda notará melhoras no sono.
(Texto: Camila Zanardo – Educadora Física /Eva Costa- Fisioterapeuta)
Bora praticar PILATES!
Agende agora uma aula experimental!
- Rua Triunfo 711
- 14020-670 Ribeirão Preto
Telefone | 016 3024-1818 |